quarta-feira, 27 de junho de 2012

Imagens inesqueciveis do Go skate Day Recife 2012

                                                 Começo do Go Skate Day Recife 2012

                                                                  Vida Longa ao Skate

                                                Celebração  no centro de Recife Pe.
                                 A principal avenida do centro do Recife tomada por Skatistas

                                     Final do Go Skate Day no Marco Zero Recife Pe.

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Freestyle de Maury de Barros

Aguardem em breve video e entrevista com Maury de Barros o Mestre do Freestyle Pernambucano

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Coluna do Lau: Esqueite in Memoria

                                                   É PORQUE HOJE É SÁBADO 

                              Ora, ora, Gostosinhos, voltei indignado, viu! Quero nem saber. Em minhas reflexões a respeitos dos escritos anteriores, Gente, percebi que foi um lamento só. Vou logo sendo enfático com vocês: essas dificuldades ocorridas e apresentadas, no que se refere a iniciação de um menino pobre no Esqueite, não mancham uma série significante magistral de contribuições que, vindas Dele, carrego na mochila da alma. 
                             Pois bem, o sábado era o dia esperado por todos esqueitistas que freqüentavam “Os Correios”. Logo pela manhã ir ao armazém comprar lixa, “se não tiver d’água vai de ferro sendo grossa, eita de ferro não tem, e agora? Atola de madeira mesmo, mas cuidado com água”. Ansiedade é a palavra que sintetiza sobremaneira o desejo de sair de casa, no início da tarde de sábado, fazer “o rolo” com o cobrador do ônibus” e se dirigi, desgovernadamente, em direção ao centro do Recife para a reunião vespertina. Foi a semana inteira de espera, será que era ela que tornava “Os Correios” mais intenso? Ao chegar, Caros Colegas, era um contentamento escancarado, a alegria misturada a satisfação abraçavam o Capibaribe, apertos de mão demasiadamente agradável, isso tudo regado a muito Esqueite.   
                           Para se ter uma idéia da importância do “berço esplêndido do Esqueite”, “Os Correiros” era o centro do Esqueite na capital e, por conseguinte, do nosso estado; Meca do Esqueite Pernambucano. Claro que havia pessoas que praticavam o “Carrinho A-viciante” em outras localidades, contudo, de forma pontual, haja vista que a Rua do Sol era onde o Esqueite acontecia verdadeiramente. Os melhores Caras do momento e as melhores manobras tinham como cenário “Os Correios”, portanto... indiscutivelmente era o lugar.  
                    - Poxa, do jeito que Lau escreve era uma paz só, “Os Correios”.  
                    - Vai nessa, visse, Filhinho! Lá funcionava um código de conduta, de maneira tácita, não declarada, servia que era uma beleza. Explico, Gente Querida, é que como o espaço era, de certa forma, reduzido, havia muita gente no local e os choques eram inevitáveis. Porém era recomendado, sem formalidades, aos iniciantes que procurassem um local mais tranqüilo e com menos gente para não haver choques e atrapalho aos demais. Neste sentido, “Os Correios” tinha um anexo. A rua que fica entre o antigo Banco Central e o próprio Correios, Agencia Central. Inclusive nesta rua foi realizado um evento histórico sobre a batuta de Patrício e Pierre. Em breve falarei sobre esse marco no nosso Esqueite.    
                   Sábado e domingo, tarde de rua do Sol, sentimento de liberdade, rodas moscas, shape lifestile e truck H-521, Capibaribe fazendo a moldura, ollies elevando os Esqueites... isso era "Os Correios”,        centro de Recife.

domingo, 22 de abril de 2012

Primeira Etapa do Circuito Recifense Overall de Skate 2012

Dia 15 de abril de 2012 foi realizada em Paratibe, Paulista–PE, a primeira etapa do Circuito Recifense Overall de Skate, que contou com a participação de diversos skatistas do estado e dois skatistas locais de Maceió – AL (O amador Jânio Charada e o Master Jacaré). Essa primeira etapa foi dividida em três categorias (Iniciante, Amador e Master). Confiram os resultados abaixo....
Iniciante 1-Daniel Santos 2-Daniel "Dandan" 3-Matheus "Maguila" 4-Luan Anderson 5-Anderson "Bboy"
Amador Open 1-Jânio "Charada" 2-Emanuel "Surfista" 3-Pedro Cohen 4-Victor "Bob" 5-Thiago "Kbcinha" 6-Moisés Santos 7-Patrick Arcanjo
Master 1-Julio “Detefon” 2-Henrique “HC” 3-Erick “Dodói” 4-André “Fly” 5-Anderson “Trow”

domingo, 18 de março de 2012

Recife mês de março bombando com muito Skateboard

Aconteceu no dia 03 de março em Recife Pe. no Parque Dona Lindú em Boa Viagem, o 5º encontro Municipal do Esporte do Mangue. Foram várias atividades culturais e esportivas durante três dias. O skate é claro não poderia ficar de fora e foi incluído em duas modalidades, Bowl e Street.
No bowl, os skatistas convidados, todos eles locais, animaram o público presente, destaque para o campeão Arthur com uma grande variação de manobras de borda.

No street, o amador Victor Bob mostrou mais uma vez porque é um dos grandes nomes do skate nordestino da atualidade, andou muito em todos os obstáculos e ficou com a primeira colocação utilizando praticamente todos os obstáculos da pista com boas manobras.

O evento tambem contou com a presença de varios Skatista Veteranos da cidade e região como Marcelo Agra,Sandro Boneco,Antonio Eduardo e Patricio King Dub.


Recife não para. Acima no texto descrevemos oque aconteceu no dia 03 porque no dia seguinte domingo 04 de março 7:30 da manhã estavamos todos prontos para o evento Push Race Recife "corrida de Long Boarding" veja video e fotos abaixo ..

Em abril estaremos de volta com varios campeonatos e ventos



domingo, 4 de março de 2012

Coluna do Lau : Esqueite in Memória

DISCREPÂNCIA E ADAPTAÇÕES


Perdão a todas e a todos pela  despercebida  ausência. Estava a cuidar de conflitos ocupacionais. Porém, aqui estou para compartilhar memórias com vocês. E haja memórias, Queridos. “Eterno Carnaval”!

Vamos ao assunto. Com a descoberta que meu Lindo Esqueite Flash não passada de um projeto de Esqueite, foi um pouco traumático encarar a realidade. Até mesmo por que a parada era sentida constantemente a cada vez que eu ia andar. Pois bem, Amiguinhos, vamos analisar em minúcias a minha situação, e peço a vocês que se ponham em meu lugar para sentir o drama deste ser que lhes escreve.  Merece aqui uma atenção despecial (não liguem, isso é neologismo barato) o prejuízo seguido de constrangimento causado pelas terríveis rodas de plástico. Só têm noção do trauma quem fez uso das bichinhas, Rapaz. As minhas eram de cor rosa que se desgastavam com relativa facilidade. No chão de piche elas funcionavam  menos mal, entretanto, Filhinhos, no chão dos Correios, que era tipo tabuleiro de dama todos de quadradinhos vermelhos, pareciam o sabão JB Jabacó. Aderência mínima, tai a alcunha que elas receberam: “Roda Sabão”.  E ter que presenciar enormes e estridentes “slides” (pra mim, na época, a manobra não passava de “rabo de a-raia” no Esqueite) onde as rodas pareciam sair fogo, era uma grande falta. Meu Irmão, eu ficava a fim de executar, mas como com rodas de plástico? Mesmo assim eu tentava dá o “slide” e até acontecia, agora sem som de rodas e com ida involuntariamente ao chão. Fazer o quê se era a parte do latifúndio que me cabia? Vale a pena externar que o “Slide” era manobra por demais apreciada nos Correios. Vir do início da ponte Duarte Coelho “vedando” violentamente até próximo dos últimos “catombos” (espécie de decoração e acento natural da rua do Sol) e sair por três a quatro metros com as rodas atritando com o chão provocando um “barulhinho bom”, era prática comum.
Amados Leitores, não menos traumáticos que as “Rodas Sabão” era uma pecinha (Rara) de nome “BILHA”, funcionava, assim, como rolamento. Nem vou dá muito moral a ela para que eu não chore. Essa desgraça era extremamente quebrável e parecia ter um pacto de super Bond com o chão, ou seja, colava nele que era uma beleza. Sair do lugar? Só com um esforço triste, Meu Filho, ou com reboque! Eita, Patrício, para os trucks apenas uma bússola daria jeito. Era um pendendo para o norte e o outro para o “extremo sul da zona sul”.
Agora o shape... era só a misericórdia na causa. As folhas de madeira descolaram na limpeza. Perdeu a densidade da tábua e nem trincou, partiu logo. Pasmem, Gente Querida, até o som do meu Esqueite Flash era derrubado, parecia um tarô misturado com britadeira. Já os dos caras ao lado, Vigi Maria, até a batida do ollie o som se aproximava de uma nota musical pra mim. Pois bem Amados, o penar foi grande. Entretanto, segundo o poeta “tudo vale a pena se a session não é pequena”. Saibam vocês que pra chegar no estado que o Esqueite se encontra hoje... houve muito sacrifício na parada. Aproveite que “os Correios” agradece. E no mais, é isso. Até mais.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

       


Nordeste Skate Legends

Por Arakin Monteiro

Skatistas de diversos estados e gerações reuniram-se numa grande confraternização: o Nordeste Skate Legends, realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, no Cara de Sapo Skate Park, na orla de Atalaia, em Aracaju/SE. O campeonato foi parte do Projeto Verão 2012 e fez uma homenagem (in memorian) aos skatistas Nego John (Sergipe) e Charles Reginaldo (Ceará).

O evento contou com a presença de figuras lendárias do skate nordestino, a exemplo do baiano Lourival Primitivo e do pernambucano Marcelo Agra. De Sergipe, compareceram skatistas como Nego Fio, Wagner Cegão, André Bala, Gibas Dog, Esdras Machado, Daniel Pijama, Fábio Galinha, Eraldo Sapo, dentre outros... Destaque para a presença de Lúcio Mosquito que chegou de surpresa no evento após 8 anos vivendo na Califórnia. Para engrossar o caldo, compareceu também Adelmo Jr., outro conterrâneo que representa o skate brasileiro nos EUA e no mundo.

Destaque para o editor na revista Tribo Skate, Cesar Gyrão, que não apenas compareceu ao evento, mas competiu e venceu o campeonato na categoria legend banks levantando o público presente com suas voltas rápidas e motivadas ao extremo. Nas disputas de street e banks, manobras de altíssimo nível foram apresentadas sem escapar dos olhares atentos dos juízes Fábio Galinha, Jorge Medeiros e Marcelo Agra.

Além de uma excelente infraestrutura com área vip e palco para show, o campeonato também contou com um "Museu do Skate", com shapes, revistas e fotos que marcaram época no skate nordestino e nacional.

Um dos pontos altos e mais emocionantes do evento foi a homenagem realizada aos skatistas Charles Reginaldo e Nego John (contando com a presença de seus filhos Aislan e Alana). Além disso, foram lembrados skatistas como Negão Adelino, Plácido e Glauco, que hoje fazem suas sessions em lugares mais elevados.

O Nordeste Skate Legends foi encerrado com chave de ouro com a apresentação da banda Snooze, que completa 20 anos de existência, assim como a loja Venice. Sem dúvida alguma, este foi um campeonato que entrou para a história do skate nordestino e nacional, tornando-se tão lendário quanto seus homenageados.

STREET

Feminino
1- Jackeline – Aracaju
2- Vitória – Barra dos Coqueiros
3- Sabrina - Aracaju

Mirim
1 – Paulo Eduardo - Aracaju
2 – Bruno Vinicius – Socorro
3 – David Emanuel - Aracaju
4 – Marcos Felipe – Aracaju
5 – Gabriel Cruz - Aracaju
6 – Kevin – Aracaju
7 – Felipe Gouveia - Aracaju
8 – Fabricio Marcelo - Aracaju
9 – Eugenio Moraes - Aracaju
10 – Gustavo Almeida - Aracaju

Iniciante
1 – Guilherme Carioca – Rio de Janeiro
2 – Osmar Piauí - Aracaju
3 - Silvio da Silva - Aracaju
4 – Lucas Passos - Aracaju
5 – Breno Cardoso – Aracaju
6 – Jackeline – Aracaju
7 – Dário Saad – Aracaju
8 – Victor Leandro - Aracaju
9 – Luan Fox - Aracaju
10 – Elvis Alves - Aracaju

Open
1 – Rafael Ferreira - Aracaju
2 – Victor Bob – Recife
3 – Franklin Morales - Aracaju
4 – Joseval Tapó – Salvador
5 - JN Charles – Aracaju
6 – Anderson Neném - Aracaju
7 – Iran Rodrigo - Aracaju
8 – Jailson Café – Feira de Santana
9 – Alex Cardoso – Salvador
10 – Rafael Oliveira - Salvador

BANKS

Open
1 - Rafael Ferreira - Aracaju
2 – Gabriel Nascimento - Aracaju
3 - Anderson Neném - Aracaju
4 – Pedro Marcondes – Rio de Janeiro
5 - JN Charles – Aracaju

Legend
1 – Cesar Gyrão – Criciúma
2 – André Lagartixa – Salvador
3 – Anderson Dentinho – Indaiatuba
4 – Lourival Primitivo – Salvador
5 – Daniel Pijama - Aracaju
6 – Cristovão – Serrinha
7 – Gilmar “Gibas Dog” – Aracaju
8 – Josevan Tatu - Aracaju